Publicado em: sábado, 08/02/2014

Souza se apresenta no São Paulo

Souza se apresenta no São PauloO São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (7), mais um dos reforços para a disputa da temporada de 2014. O volante Souza, contratado junto ao Grêmio, foi oficialmente apresentado no Centro de Treinamentos da Barra Funda. O volante já está com a documentação regularizada e, inclusive, pode ser utilizado pelo técnico Muricy Ramalho contra a Ponte Preta, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

Elogios

Embora tenha acabado de chegar, Souza já começa a conquistar a torcida do São Paulo. Durante a entrevista coletiva desta sexta-feira, o volante fez diversos elogios ao São Paulo, não escondendo seu maior objetivo: a Seleção Brasileira. Souza afirmou que o tricolor paulista é a equipe mais vencedora do país e, por isso, as chances de conquistar uma vaga na equipe de Felipão são maiores. O volante afirmou, também, que esta foi a razão que o levou a deixar o Grêmio, negando os boatos de que sua saída do clube gaúcho teve a ver com problemas financeiros.

Negociações

Souza era um sonho antigo do tricolor paulista, que tentava contratar o atleta desde 2013. Para concretizar a negociação, o São Paulo abriu mão do zagueiro Rhodolfo, que já estava no Grêmio por empréstimo desde a última temporada.

Souza foi contratado por empréstimo e, a princípio, fica no São Paulo até o término desta temporada. O volante recebeu a camisa 8, que pertencia a Paulo Henrique Ganso. Com a saída de Jadson, que foi emprestado ao Corinthians, a camisa 10 ficou vaga, e será entregue a Ganso.

O novo volante tricolor afirmou que, desde o ano passado, quando o São Paulo tentou contratá-lo pela primeira vez, ele e sua família pensavam na possibilidade de se mudar para São Paulo. Por fim, o camisa 8 agradeceu ao Grêmio, seu ex-clube, por ter permitido que ele retornasse ao futebol brasileiro.

Carreira

Souza foi revelado em 2008 pelo Vasco, quando começou a atuar na equipe profissional de São Januário, após dez anos jogando nas categorias de base do clube. Em 2010, o volante se transferiu para o futebol português, onde jogou pelo Porto. O retorno ao Grêmio aconteceu em 2012, por empréstimo e, na temporada seguinte, o tricolor gaúcho o contratou em definitivo.

A boa forma física é um dos destaques do volante. Nas últimas duas temporadas, Souza disputou 116 partidas. Atualmente, o atleta tem sido considerado como um dos melhores volantes do país.

Reforços

Embora tenha sido apresentado apenas nesta sexta-feira, Souza já havia sido confirmado no São Paulo no início da semana. Das contratações já acertadas pelo São Paulo, apenas o colombiano Dorlan Pabón e o atacante Alexandre Pato ainda não se apresentaram oficialmente. Após estas duas contratações, o tricolor paulista provavelmente terá fechado seu elenco para o primeiro semestre da temporada, no qual disputará o Campeonato Paulista e o início da Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro. O principal campeonato de clubes do país terá início em 20 de abril e, também nesta sexta-feira, a CBF anunciou o calendário e a primeira rodada da competição.