Publicado em: terça-feira, 11/03/2014

South by Southwest começa nesta sexta-feira

South by Southwest começa nesta sexta-feiraNesta sexta-feira, 7 de março, tem início a 27ª edição do South by Southwest (SXSW), um dos eventos mais importantes do planeta no que diz respeito a cinema, música e cultura digital. Assim como nas edições anteriores, serão abordados diversos temas atuais, como impressão 3D, realidade aumentada, marketing, mídias sociais e privacidade na internet.

Este último tópico, inclusive, é um dos maiores destaques desta edição do evento. Na abertura do SXSW, o norte-americano Edward Snowden participará, de maneira remota, de um debate sobre o impacto mundial do vazamento de informações da NSA (Agência de Inteligência dos Estados Unidos). O debate com Snowden, que acontecerá na segunda-feira, será um dos mais concorridos do evento. Por isso, haverá a retransmissão do debate em outros dois ambientes do SXSW.

Organização

De acordo com Hugh Forrest, responsável pela área de interatividade do evento, a participação de Snowden no debate só foi garantida após um processo que levou mais de três meses. Forrest afirmou que Snowden era um nome indispensável para esta edição do SXSW, pois privacidade e vigilância online são os grandes temas da atualidade.

Além de Snowden, o evento contará também com a participação remota de dois outros grandes nomes relacionados a segurança e privacidade. No sábado, Julian Assange, fundador do Wikileaks, também fará uma conferência remota. Assange está há quase dois anos na embaixada do Equador na Inglaterra. Na segunda-feira também será realizada uma conversa com Gleen Greenwald, jornalista britânico que vive no Brasil e teve participação fundamental no vazamento de documentos realizado por Edward Snowden.

Outros participantes

O SXSW acontece na cidade de Austin, no Texas, e transforma completamente o local durante uma semana. Além da estrutura dedicada exclusivamente ao evento, diversos bares e espaços públicos da cidade também receberão atrações. O evento é muito conhecido por lançar tendências: lá foram apresentados, em outras edições, serviços como Twitter e Foursquare.

Dentre grandes nomes da tecnologia, também já confirmaram presença Eric Schmidt, presidente do Google; Ben Horowitz, investidor que tem participação em empresas como Foursquare, Facebook e Zynga; Biz Stone, fundador do Twitter; e muitos outros.

Cinema e música

O SXSW também já tem alguns nomes do cinema confirmados para sua 27ª edição, como Robert Duvall, Nicholas Cage e Kevin Bacon, que participarão de entrevistas abertas ao público. No que respeito à música, outro ponto forte do festival, há presenças confirmadas de Neil Young, Cee Lo Green e Wiz Khalifa. Um das atrações “subsidiárias” do SXSW é o iTunes Festival, que neste ano contará com nomes como Willie Nelson, Soundgarden e Coldplay.

A primeira edição do evento, realizada há 27 anos, era destinada exclusivamente à música. Realizada em 1986, esta edição de abertura contou com apenas 700 visitantes. Para 2014, a expectativa é de que cerca de 70 mil pessoas de fora de Austin compareçam ao evento, o que representa um incremento considerável na população do município, que é de 840 mil habitantes.

Os brasileiros também têm presença confirmada no evento, com Rashid e Emicida, que falarão sobre grafitti, movimentos sociais e outros temas.