Publicado em: quarta-feira, 26/08/2009

Sony lança novo leitor digital com acesso à web

A Sony lançou nesta terça-feira (25) seu novo dispositivo eletrônico de leitura. Esses aparelhos permitem que as pessoas leiam conteúdo em uma mesa do tamanho de um livro.

Esta uma tentativa da empresa em desafiar a Amazon.com, que domina o crescente mercado de livros digitais. Além do lançamento do dispositivo, a Sony também fechou, no começo do ano, um acordo com o Google para que seus leitores possam acessar o acervo de mais de meio milhão de livros de domínio público gratuitamente.

Chamado “Daily Edition”, o leitor digital custará US$ 399 e será colocado à venda no mês de dezembro. O aparelho possui uma tela sensível a toque de sete polegadas e conexão 3G sem fio.

O Kindle, da Amazon, custa US$ 299 ou US$ 489 em uma versão com tela maior para visualização de jornais. Apesar de oferecer conexão wirelles, o aparelho da Amazon não oferece tecnologia touchscreen.

Essa diferença pode fazer com que a Sony fique mais forte na luta pelo domínio do setor de livros e dispositivos de leitura. As duas, que são as maiores empresas do meio, tentam atrair os primeiros usuários e se estabelecer nesse mercado.