Publicado em: quinta-feira, 21/02/2013

Sony faz anúncio do PlayStation 4 com rede social e novo controle DualShock

Sony faz anúncio do PlayStation 4 com rede social e novo controle DualShockA empresa japonesa Sony anunciou durante esta quarta-feira (20), na cidade norte-americana de Nova York, a quarta geração dos seus videogames, o PlayStation 4. O evento, no entanto, contou com mistérios, pois o novo console não foi mostrado e nem os preços e datas de lançamento foram apresentados.

Tendo uma arquitetura parecida com a de um PC bastante potente, o PS4 vai contar com uma rede social própria e um controle novo, denominado DualShock 4, que vai incluir o botão compartilhar para que jogadores possam dividir as imagens e os vídeos encontrados nos games junto aos amigos.

Fora o botão, o controle com algumas novidades, como área sensível para o toque junto ao direcional e de uma barra com luz nos botões do ombro, para que o console consiga fazer o rastreamento da posição em que os jogadores ocupam.

O serviço para transmissão on-line dos vídeos Gaikai, que a Sony comprou pelo valor de US$ 380 milhões em 2012, vai ser integrado junto ao PS4. Jogadores vão poder testar os games antes que sejam comprados sem que exista a necessidade de que seja baixado nenhum arquivo, ou até mesmo pedir que alguns amigos ajudem quando eles tiverem dificuldades em alguma parte do jogo. O acesso de maneira on-line, para que possam conversar com os amigos e ver jogos que foram gravados ou até ao vivo, vai poder ser feita através de smartphones ou de tablets.

De maneira diferente do PS3, o PS4 vai permitir que atualizações sejam feitas em segundo plano, isto é, o jogador não vai precisar aguardar que o download termine para poder jogar ou realizar outras atividades. Também vai ser possível que o jogo seja parado no meio, e poder retornar mais tarde ao exato ponto em que estava.

O Play 4 vai contar com memória de 8 Gbytes, o que vai permitir jogos com maior complexidade e gráficos bem mais detalhados. O videogame não vai dar suporte a jogos do Play 3, porém a Sony disse que vai esperar fornecer este serviço mais para a frente.

O designer Marky Cerny do PlayStation 4, disse que o videogame foi planejado para que venha a ser totalmente social. Segundo ele, o usuário vai poder fazer o acompanhamento dos jogos dos amigos, conhecidos e de celebridades, caso eles queiram.

Conforme Cerny, o novo console foi feito para que reconheça o jogador. E quanto mais a pessoa utiliza o PS4, mais o videogame vai conhecer o jogador e vai apresentar conteúdo que ele possa gostar. Uma meta é que a pessoa possa fazer a previsão de qual será o próximo jogo que o usuário vai querer comprar.

O gerente de desenvolvimento Andrew House da Sony, apontou que o Play 4 vai ser a mais poderosa plataforma nesta nova geração de consoles. Mesmo que a vedete seja o Play 4, ele disse que a Sony vai continuar investindo na linha de consoles portáteis PlayStation Vita.