Publicado em: quinta-feira, 27/10/2011

Sony confirma compra de 50% da Ericsson por 1,05 bilhão

A Sony informou nesta quinta-feira (27) que vai comprar 50% da empresa Ericsson, com a qual já tem participação de joint venture na produção de celulares desde 2001. A empresa divulgou que o valor da compra foi fechado em 1,05 bilhão. A intenção com a aquisição é fortalecer a presença da empresa japonesa no mercado de dispositivos móveis. O acordo deve ser concluído em janeiro e também inclui licenciamento cruzado de patente entre a Sony e a Ericsson.

De acordo com o comunicado, a Sony vai passar a controlar cinco “patentes cruciais” da Ericsson. O jornal norte-americano The Wall Street Journal já havia adiantado a informação com uma publicação na qual informava que as duas empresas estavam negociando para ver quem ficaria sendo proprietária da joint venture. O jornal publicou essa informação no começo do mês. As empresas já têm reconhecimento no mercado por conta dos dispositivos de tecnologia simples que são comercializados.

Segundo a Ericsson, o mercado mudou o foco dos produtos que são mais procurados pelos consumidores de tecnologia. Enquanto até alguns meses atrás a prioridade era por tecnologia simples, agora a preferência é pelos smartphones. Mas, a Ericsson não tem a sinergia para construir um portfólio de tecnologia de rede.

Ao mesmo tempo, a Sony já conta com os smartphones como fatia relevante dos produtos atualmente comercializados. O fortalecimento nesse segmento poderia melhorar a conectividade dos dispositivos com lojas online de músicas, vídeos e games, da mesma maneira como a Apple, uma das concorrentes, vem investindo nesse recurso.