Publicado em: quarta-feira, 19/03/2014

Sony apresenta óculos de realidade virtual para Playstation 4

Sony apresenta óculos de realidade virtual para Playstation 4O Playstation 4 já se tornou um grande sucesso de vendas em todo o planeta. Até mesmo em grandes cidades, como Nova York, tem sido difícil encontrar o console da Sony nas lojas. E, nesta quarta-feira, 19 de março, a Sony anunciou uma novidade que pode fazer com que seu console se distancie ainda mais do rival, o Xbox One, da Microsoft.

O projeto

O anúncio do novo dispositivo foi realizado durante a Game Developers Conference (GDC), feira que acontece em San Francisco, nos Estados Unidos, e tem como foco apresentar as novidades do universo dos jogos digitais.

O óculos da Sony vem sendo desenvolvido há quatro anos, em uma tentativa de ressuscitar uma tendência que teve início na década de 1990. Na época, entretanto, a tecnologia era muito menos avançada, o que impedia que os games feitos para óculos de realidade virtual fossem muito complexos. O sistema da Sony, batizado de Project Morpheus, promete atualizar esta tecnologia.

Especificações

O dispositivo apresentado nesta quarta-feira possui um visor com suporte a Full HD (1080p). De acordo com a Sony, o aparelho será confortável para os gamers, mesmo para aqueles que usam óculos. Quando o usuário mexer a cabeça ou virar seu rosto, o aparelho acompanhará o movimento, dando a sensação de que o gamer está, de fato, olhando para o cenário do jogo. De acordo com a Sony, o Project Morpheus consegue acompanhar os movimentos em 360 graus.

O óculos de realidade virtual também atua com outras tecnologias da Sony, como Playstation Camera (que capta movimentos corporais dos jogadores) e Playstation Move (utilizada em controles com sensibilidade a movimentos). Na demonstração realizada nesta quarta-feira, um usuário “caminhava” na superfície de Marte. Este projeto foi criado em parceria com a Nasa, agência espacial norte-americana. Na apresentação, as três tecnologias foram utilizadas em conjunto.

Jogos

Além da tecnologia rudimentar para os padrões atuais, os óculos de realidade virtual dos anos 1990 fracassaram devido ao baixo número de jogos disponíveis. Esta é uma das preocupações da Sony para seu Project Morpheus. Contudo, a empresa já começa a contornar esta situação, o que aumenta as chances de sucesso do Project Morpheus. Até o momento, grandes estúdios já anunciaram o desenvolvimento de títulos que terão suporte aos óculos.

Dentre os desenvolvedores que já anunciaram games com suporte à tecnologia estão Crytek e Epic Games. A primeira é conhecida por títulos como Ryse e Crysis, enquanto a Epic é a responsável pelo sucesso Gears of War.

A própria Sony, através dos estúdios Sony London, também criará games para o Project Morpheus. Até o momento, já foi anunciado um game chamado The Deep, que terá como cenário o fundo do mar. Thief, recentemente lançado para Playstation 4, também receberá uma versão com suporte ao Project Morpheus.

Lançamento

Por enquanto, a Sony não tem uma data oficial de lançamento do Project Morpheus no mercado. Em junho, na feira E3, é possível que a empresa dê mais detalhes sobre sua nova tecnologia.