Publicado em: terça-feira, 10/01/2012

Sonda russa cairá na Terra domingo (15)

A sonda da Rússia Phobos-Grunt tinha por objetivo alcançar uma das luas de Marte. Mas ela sofreu uma avaria e irá cair na Terra no próximo domingo, dia 15 de janeiro. A Agência Espacial Russa já iniciou a contagem decrescente para o impacto da nave com a Terra.

“De acordo com os dados em nosso poder e as previsões dos especialistas, o prazo para a queda da nave oscila entre os dias 10 e 21 de janeiro, sendo a data mais provável o dia 15”, foi divulgado pela agência espacial.

A sonda russa pesa mais de 14,5 toneladas. A maior parte de seu peso é devido ao combustível, que vai se queimando conforme vai entrando na atmosfera. Enquanto a sonda estará em queda, muitas peças irão se manter intacta e cairão na Terra, mesmo que se desconheça o local exato da queda.

A nave foi lançada da Rússia no dia nove de novembro e sua missão era recolher amostras do solo de um dos satélites naturais de Marte e regressar à Terra. Entretanto, pouco tempo após o lançamento, a nave passou alguns dias sem dar sinal. Será possível prever o local da queda com 24 horas de antecedência.