Publicado em: sábado, 22/06/2013

Solstício de inverno recebe doodle animado

Solstício de invernoHoje, sexta-feira, 21 de junho, inicia o solstício de inverno para todo o ano em nosso país e o Google fez um doodle animado para celebrar a nova estação com o solstício de inverno.

A animação do Google para celebração das estações já se tornou tradicional, este ano mãos vão tricotando letras até formam a palavra Google, como se fosse uma luva colorida, lembrando roupas de inverno e quando o usuário pede interação ao clicar ele será direcionado em suas buscas ao termo “solstício de inverno”.

O dia 21 de junho marca o solstício de inverno tradicionalmente no Hemisfério Sul.

Este é um fenômeno astronômico onde o astro Sol faz a sua maior inclinação em sentido à Linha do Equador, ocorrendo então, o solstício de inverno. Este ano, 2013, ele começou às 2h01 do dia 21 de junho, nesta sexta-feira, e será o primeiro dia do ano com a noite mais longa.

A palavra solstício tem origem no latim com a união dos termos “que não se move” e sol, esta época para algumas culturas na antiguidade representavam épocas religiosas, era a Saturnália, ao deus Saturno no Império Romano, por exemplo.

Para o Hemisfério Norte e a fé cristã o período representa o nascimento do filho de Deus na terra. Segundo, Wagner de Cerqueira, professor de geografia da equipe Brasil Escola, uma inclinação que conta com cerca de 23,27’ em relação ao eixo de rotação da Terra comparada com o eixo de translação faz com que haja uma distribuição diferente entre os raios solares para os dois hemisférios, o sul e norte.

Desta forma, neste período do ano, a luz solar tem mais intensidade em um destes dois hemisférios, formando então, dias maiores que a noite ou menores que as noites, o solstício de inverno em que entramos a noite será maior que o dia.