Publicado em: sexta-feira, 21/06/2013

Solstício de inverno é marcado com doodle do Google

Google registra chegada do inverno com doodle animadoSolstício de inverno ocorreu hoje dia 21 de junho para os países do Hemisfério Sul, como no caso do Brasil. Para comemorar a ocasião, o maior motor de buscas da internet, o Google, preparou uma animação especial para a página inicial das buscas. A imagem animada, que forma o nome da empresa, mostra duas mãos tricotando o nome Google com lã, fazendo referência a agasalhos e luvas que todo mundo precisa recorrer durante este período do ano, com temperaturas bem mais baixas que o normal.

O solstício de inverno é o período que marca a chegada do frio em todo o hemisfério sul. O que acontece nesta época é que o sol atinge a maior distância com relação a Terra, reincidindo mais sob o Hemisfério Norte. Ai se explicam as temperaturas mais baixas durante os próximos três meses. O inverno começa no Brasil exatamente às 2h04 da madrugada do dia 21, seguindo até meados do mês de agosto. O doodle animado de hoje foi usado substituindo a imagem que tradicionalmente o Google tem em sua página inicial.

Alguns pontos do país chegam a registrar durante o inverno, como em Campos do Jordão e Itapeva, condições climáticas com temperaturas abaixo do zero grau. É bem comum que nesta estação, a visibilidade esteja reduzida e o índice de umidade relativa do ar esteja mais alto. Vento seco também é uma característica desta estação, que dificulta ainda mais a dispersão de substâncias sólidas no ar.

Apesar da data, o frio já vem sendo registrado em vários pontos do Brasil há cerca de um mês, quando as temperaturas caíram e as chuvas aumentaram. Agora, a esperança de tempos melhores fica apenas para o mês de agosto, com a chegada da primavera, climas mais amenos e muito mais reincidência de sol no Hemisfério Sul.