sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEsportesSochi 2014: Norueguesa se torna recordista na história das Olimpíadas de Inverno

Sochi 2014: Norueguesa se torna recordista na história das Olimpíadas de Inverno

Sochi 2014Em prova de 30 quilômetros do esqui cross-country, estilo livre, disputada neste sábado (22), em Sochi, a norueguesa Marit Bjoergen levou sua sexta medalha de ouro em Jogos Olímpicos de Inverno, se tornando assim, a maior ganhadora da história das Olimpíadas, já que acumula um total de dez medalhas. Aos 33 anos de idade, a atleta chega pela terceira vez ao pódio na Rússia.

Somando suas duas participações nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá, em 2010; e em Sochi, na Rússia, em 2014, Bjoergen ultrapassa a marca da atleta russa Lyubov Yegorova, do cross-country, que conquistou seis medalhas de ouro e três de prata, somando as Olimpíadas de Albertville, na França, em 1992; e de Lillehammer, na Noruega, em 1994. A norueguesa, por sua vez, totaliza agora seis ouros, três pratas e um bronze.

Feliz pelo recorde, Bjoergen também pode comemorar o pódio formado apenas por atletas da Noruega. A segunda colocada foi sua compatriota, Therese Johaug; seguida por outra norueguesa, Kristin Stoermer Steira, terceira colocada. Melhores posicionadas na prova, as atletas deixaram as adversárias para trás e abriram grande diferença. Apenas um segundo depois, a finlandesa Kerttu Niskanen ultrapassou a linha de chegada. No total, 54 concorrentes disputaram a competição.

Compatriota de Bjoergen, Johaug chegou próxima da campeã na pista

A diferença entre a recordista Marit Bjoergen e a medalhista de prata, Therese Johaug, foi de apenas 2,6 segundos. O percurso da vencedora foi feito em 1m11s05.

A última prova do cross-country ainda será feita neste domingo (23), com a corrida masculina de 50 quilômetros. Até este momento, a Noruega é o melhor classificado nesta modalidade, com cinco medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A segunda colocada é a Suécia, com dois ouros e com 11 pódios, assim como o País vizinho.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias