Publicado em: quarta-feira, 12/02/2014

Sochi 2014: Em duelo recheado de rivalidade, Canadá vence Estados Unidos no hóquei feminino no gelo

Canadá vence Estados Unidos no hóquei feminino no geloEm encontro de rivais históricos nesta quarta-feira (12), o Canadá venceu os Estados Unidos de virada, por 3 a 2, pelo hóquei feminino no gelo, na Arena Shayba, em Sochi, na Rússia, em confronto válido pelos Jogos Olímpicos de Inverno. O palco do jogo estava lotado e as equipes travaram um duelo disputado, que pode ser reeditado no dia 20 de fevereiro, na decisão.

O maior destaque do jogo foi Meghan Agosta, do Canadá, que marcou dois gols. O outro tento, foi marcado por Hayley Wickenheiser. Este último foi polêmico, já que a jogadora mandou para o gol antes de a goleira Jessie Vetter fazer a defesa, embora as norte-americanas tenham reclamado que o puck já estava em suas mãos.

Favoritos ao título, Canadá e Estados Unidos fizeram três finais em quatro edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, no hóquei feminino. Além disso, as seleções fizeram a decisão do campeonato mundial em 15 oportunidades.

Apesar do gelo, o clima do jogo estava fervendo. No início, as jogadoras chegaram a trocar empurrões, após dividida com a goleira Vetter. No começo do primeiro período, o Canadá criou as melhores chances de gol, mas os Estados Unidos melhoraram e também perderam oportunidades.

Porém, o ritmo ficou mais intenso no segundo período. Anne Schleper arriscou de longe, Hillary Knight conseguiu o desvio e abriu o placar, Estados Unidos 1 a 0, a 2m26s do fim do período.

Canadenses viram o jogo e administram vitória contra as estadodunidenses

Já no terceiro período, as canadenses pressionaram e empataram o confronto, com Meghan Agosta, aos 2m21s. Mas pouco mais de um minuto e meio depois, Hayley Wickenheiser aproveitou dividida com a goleira Vetter e empurrou para dentro, Canadá 2 a 1. Em rápido contra-ataque, Agosta aumentou o placar, sem chances de defesa para a goleira rival, Canadá 3 a 1. No final, na base da pressão, as norte-americanas diminuíram a diferença com Anne Schleper.