Publicado em: segunda-feira, 10/02/2014

Sochi 2014: Brasileira estreia no biatlo e aprova seu desempenho

Sochi 2014A mineira Jaqueline Mourão ficou na 77ª posição no biatlo Sprint 7,5km na estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia. A representante brasileira disputou a competição junto com outras 83 concorrentes e terminou a prova em 25m06s4, 3m59s6 atrás da vencedora, a russa naturalizada eslovaca Anastasiya Kuzmina, atual bicampeã olímpica da competição.

Única representante brasileira, Jaqueline Mourão também era a única latino-americana na disputa. A atleta foi a 18ª a começar a prova no Complexo Laura de Esqui e Biatlo, e se destacou ao acertar nove dos dez tiros dados.

Atrás da medalhista de ouro, Anastasiya Kuzmina, a russa Olga Vilukhina ficou com a medalha de prata, 19s9 atrás da campeã, enquanto a ucraniana Vita Semerenko levou o bronze. Foi completado um percurso de 7,5km de cross-country, intercalado com dois intervalos com cinco tiros cada. Como errou em sua segunda série, a brasileira foi punida com percurso de 150 metros.

Apesar do desempenho, distante das primeiras colocadas, Jaqueline Mourão disse que ficou feliz, pois muitas outras atletas erraram mais do que ‘uma brasileira’, em tese não acostumada com os esportes praticados em temperaturas mais baixas. A mineira ainda exaltou sua performance nos tiros, onde errou apenas uma vez.

Atleta é a única brasileira a competir em três modalidades diferentes em Olimpíadas

Jaqueline Mourão foi a primeira atleta do País a disputar o biatlo em Jogos Olímpicos, e além disso, é a única a competir em três esportes diferentes em Olimpíadas: no mountain bike, em Atenas 2004 e Pequim 2008; e no cross-country, em Torino 2006 e Vancouver 2010. A atleta se disse feliz por fazer história no esporte nacional e afirmou que pensa em continuar ‘rompendo suas barreiras’.

Nesta terça-feira (11), Jaqueline Mourão ainda disputará a prova do cross-country, na etapa de Sprint. Já na próxima sexta-feira (14), ela retorna para competir no biatlo, em 15 quilômetros na prova individual.