Publicado em: quinta-feira, 27/10/2011

Sobe para 523 o número de mortos em terremoto na Turquia

O número de mortos em um terremoto que atingiu a região leste da Turquia subiu para 523, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27) pela Administração de Emergência e Desastre do país. O novo registro de feridos subiu para 1.650, sendo que as buscas pelas equipes de resgate vem acontecendo desde o último domingo (23), quando o terremoto de 7,2 graus de magnitude desabou diversos edifícios e prédios residenciais.

Ainda na quarta-feira (26) o informativo da Administração de Emergência e Desastre constava que o número de mortos era de 481. No mesmo comunicado o órgão oficial divulgou que foram resgatadas 185 pessoas com vida. Esses dados dizem respeito à cidade de Van, uma das regiões mais prejudicadas pelo terremoto. Na região sul da mesma cidade foi sentido outro tremor de magnitude 5,4 também na quarta-feira, de acordo com o Observatório Kandilli. A região sul de Van faz fronteira com o Irã e com o Iraque.

A estimativa feita pelas instituições responsáveis por situações de desastre mostram que ao menos 2.262 prédios desabaram com o terremoto de domingo. Pela falta de moradia e também pelo receio de novo tremor com tanto impacto, muitos cidadãos turcos estão morando nas ruas com temperaturas abaixo de zero.

A princípio, o governo de Ancara, capital da Turquia, havia rejeitado a opção de recorrer à ajuda internacional para lidar com as consequências do terremoto. Porém, ao receber o relatório das equipes que avaliaram a atual situação, o governo decidiu aceitar a contribuição. A Turquia deve receber casas pré-fabricadas e contêineres para abrigarem os cidadãos durante o forte inverno que está por vir.