Publicado em: terça-feira, 25/10/2011

Sobe para 366 o número de vítimas fatais em terremoto na Turquia

Um terremoto que atingiu o sudeste da Turquia deixou dezenas de pessoas desabrigadas e pelo menos 366 vítimas fatais. As equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes nos destroços de edificações turcas. Um bebê de 14 dias foi retirado com vida dos escombros nesta terça-feira, dia 25 de outubro.

Enquanto os trabalhadores retiravam mais corpos em busca de encontrar mais sobreviventes, os moradores dormiam em volta de fogueiras que foram acesas nas cidades. A equipe de resgate utiliza equipamentos pesados, machados, britadeiras, pás e até as próprias mãos para buscar sobreviventes entre o concreto, o aço e os destroços.

Emim Kayram, de 53 anos, passou a noite com oito familiares em uma van. Seu sobrinho, de 18 anos, está preso nos escombros de um prédio. Ele afirma que não é possível pode perder as esperanças de encontrá-lo com vida, e as equipes de resgates passaram a noite escavando o local à procura do jovem e de outros que possam estar nos destroços.

De acordo com a Administração de Emergência e Desastres, o número de mortos, que está em 366, deve aumentar, pois muitas pessoas permanecem desaparecidas e 2.262 edificações desmoronaram. As equipes de resgate estão concentradas na cidade de Ercis, onde o terremoto atingiu magnitude de 7,2. O governo já recebeu ofertas de muitos países, mas aceitou, até o momento, apenas do Irã, Bulgária e Azerbaijão.