Publicado em: quinta-feira, 25/07/2013

Snowden talvez deixe o aeroporto de Moscou

Snowden talvez deixe o aeroporto de MoscouO fugitivo norte-americano Edward Snowden, terá que ficar na área de trânsito de um dos aeroportos da cidade de Moscou, na Rússia durante o período em que as autoridades russas fazem a avaliação do seu pedido em receber um asilo temporário na Rússia, de acordo com um de seus advogados anunciou hoje, dia 24 de julho, quarta-feira.

O advogado Anatoly Kucherena tem prestado serviços de assistência para o jovem Snowden, com 30 anos de idade, para esta transação em asilo provisório no país, o fugitivo até agora não conseguiu nenhum tipo de documentação necessária para sair legalmente da área de transferência do aeroporto Sheremetyevo. Ele permace no local há cerca de um mês.

Porém, o serviço de imigração do país russo concedeu para o fugitivo e ex-técnico de inteligência norte-americano, o jovem Edward Snowden um tipo de documento que torna possível a sua saída da zona de trânsito do aeroporto da cidade de Moscou, local onde ficou bloqueado, segundo informações divulgadas pela Ria Novosti, agência de notícias e também algumas fontes do Sheretyevo, no dia de hoje.

Um outro documento divulgado confirmou que a agencia de imigração está analisando o pedido de Snowden para seu asilo temporário e também organizando as possibilidades da documentação do jovem fugitivo possa cruzar a fronteira russa, segundo declaração da Ria Novosti.

Ainda a agência Interfax esclarece que dependendo da parte deles, Edward Snowden tem o apoio para deixar o aeroporto ainda nestas próximas horas. Porém, as autoridades russas que cuidam de imigração recusam-se agora a falar sobre esta questão.

O presidente russo Vladimir Putin aponta que as relações russas com Washington são para o país de ordem mais importante que disputas a respeito de atividades de serviços de cunho secreto. O presidente avisou a Snowden que qualquer tipo de atividade que ela faça que possa prejudicar a relação entre eles e os EUA será inaceitável.