Publicado em: terça-feira, 16/07/2013

Snowden continua sem possibilidades de sair do aeroporto

Snowden continua sem possibilidades de sair do aeroportoNesta segunda-feira, dia 15 de julho, de acordo com Vladimir Putin, presidente russo, as autoridades norte-americanas acabaram de bloquear o ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA), o jovem Edward Snowden, de 30 anos de idade na área de transferência no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou na Rússia.

O ex-técnico da NSA vazou detalhes e também documentos que revelam programas de cunho secreto para monitorar e coletar dados que tem sido efetuado pelo governo norte-americano. O presidente Putin apontou que Snowden, fortemente procurado e acusado através de Washington já teria deixado à Rússia se tivesse possibilidades.

O jovem recebeu ofertas de países da América Latina para asilo político, porém, ele não possui nenhum dos documentos obrigatórios para sair da área do aeroporto. O presidente russo rejeitou a possibilidade de entregar aos norte-americanos o fugitivo, porém, pediu a Snowden para parar de vazar informações enquanto estiver em solo russo.

Putin apontou que Snowden não demonstra o desejo de ficar em seu país e sim de ter sua casa em outro, ele acrescenta que a Rússia não era o destino final do fugitivo, porém, enquanto ele fazia a viagem os norte-americanos fizeram o bloqueio impedindo a continuação de sua viagem.

As autoridades norte-americanas enviaram comunicados a todas as partes do globo terrestre alertando em tom enfático de ameaça ao país que desse privilégio e asilo ao fugitivo Snowden, com o intuito que todos temessem receber o jovem e perder relações com o país do norte. Assim, também bloquearam a saída dele daquela área do aeroporto onde estava no momento.

Edward Snowden chegou de Hong Kong, na China no dia 23 de junho e permanece na área de transito do aeroporto em Moscou, de acordo com informações no Hotel Capsule. Os países Venezuela, Nicarágua e Bolívia, Nicarágua e Venezuela abriram suas portas para receber o procurado por Washington, que não pode sair da zona de trânsito sem seus documentos prontos de asilo, passaporte válido ou visto russo. Snowden não tem nenhum destes documentos.