Publicado em: terça-feira, 29/05/2012

Site chinês deve punir usuário que descumprir novas regras

Nesta semana, o site Sina Weibo, o mais importe serviço de microblog para os chineses, divulgou uma séria de regras novas para os 300 milhões de usuários. Entras as várias medidas anunciadas pelo site chinês, estão punições para aqueles que divulgarem informações falsas. As novas regras surgem em um período em que o nervosismo para com o regime só aumenta.

O Sina Weibo é semelhante ao Twitter e, de acordo com as novas regras, cada usuário terá 80 pontos. Cada vez que esta pessoa publicar uma mensagem que descumpra alguma das regras impostas pelo portal, irá perder alguns pontos. Os usuários não deverão “propagar rumores” ou “publicarem informações particulares”. Fazer “ataques pessoais” também é uma medida proibida pelo site.

Contagem dos pontos

Caso o usuário atinja a marca dos 60 pontos no Sina Weibo, ele deverá ficar por dois meses sem infringir nenhuma das regras impostas pelo site de microblogs. Assim ele poderá recuperar os pontos que perdeu anteriormente. Se ele perder todos os pontos, terá sua conta encerrada. Se um usuário pontas cinco vezes qualquer informação que seja considerada “sensível”, ficará 48 horas com a conta bloqueada pelo serviço.

As novas medidas do site chinês são adotadas em um período que o governo está tentando “frear” a utilização da internet e acabar com as críticas feitas sobre o regime nas redes sociais usadas pelos chineses. A China já impede o uso de alguns sites, como Twitter e Facebook.