Publicado em: segunda-feira, 04/06/2012

Site chinês controla usuários com pontos

Os usuários do Weibo, uma espécie de Twitter na China, precisão ter mais cuidado ao publicarem em suas páginas. Isso porque agora eles possuem um novo controle nos comentários que publicam: uma carteira de pontos. Ela funciona como se fosse uma carteira de motorista, na qual o usuário possui pontos e estes vão sendo retirados conforme a pessoa comete alguma infração.

Esta foi uma maneira encontrada para poder vigiar melhor as informações publicadas na rede social chinesa, tentando limitar o compartilhamento de “boatos”. As mais de 300 milhões de pessoas que usam o Weibo possuem um crédito de 80 pontos. Conforme o usuário comete uma infração do site, ele perde um número de pontos. Entre as infrações estão “publicar boatos ou segredos sobre o país”.

Ultrapassar pontos

Caso o usuário ultrapasse o limite de pontos, sua conta é suspensa pela rede social, e a infração é citada pelo site. Segundo as autoridades chinesas, esta medida tem como objetivo tentar evitar a “difusão de rumores que comprometem a ordem ou a estabilidade social”. O número de pontos que são retirados é equivalente ao tipo de infração e quantas vezes um comentário “ilegal” foi publicado.

No primeiro dia em que a medida foi instalada, os usuários publicaram comentários variados no Weibo. Alguns publicaram que os usuários tivessem cuidado com seus comentários e publicações. Outros, no entanto, se mostravam favoráveis a medida.