Publicado em: quinta-feira, 15/08/2013

Sisutec tem primeira chamada encerrada amanhã

Sisutec tem primeira chamada encerrada amanhãOs estudantes que foram convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica, conhecido como Sisutec, precisam fazer a sua matrícula na instituição de ensino para a vaga selecionada hoje, quinta-feira, dia 15 de agosto, e na sexta-feira, 16 de agosto. Para conferir se você foi ou não selecionado nesta primeira chamada, precisa conferir o resultado da seleção no site do Sisutec na internet.

O Sistema de Seleção oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para aqueles estudantes que já terminaram o ensino médio. Para poder participar da seleção, os candidatos tiveram que fornecer a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.

Depois da matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada, acontecerá, na segunda-feira (19). Os candidatos convocados na segunda chamada deverão fazer suas matrículas no dia seguinte, terça-feira (20). Depois disso, as vagas que restarem serão oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, a partir do dia 22 deste mês. Cerca de 239 mil vagas estavam sendo ofertadas. Aqueles candidatos que cursaram o ensino médio todo em escolas públicas ou em escolas privadas na condição de bolsista integral concorriam a 85% das vagas preferenciais.

Cursos mais procurados pelos candidatos do Sisutec

Esta é a primeira vez que o Sisutec é realizado e os cursos que foram mais procurados pelos candidatos que se inscreveram para o processo seletivo foram para os de técnico em segurança do trabalho, técnico em informática e técnico em enfermagem. A maioria dos candidatos, 57%, eram do sexo feminino. Os cursos noturnos foram os mais escolhidos pelos candidatos.