terça-feira, abril 23, 2024
HomeEducaçãoSisu: processo seletivo foi aberto neste sábado

Sisu: processo seletivo foi aberto neste sábado

Neste sábado, dia 7 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) foi aberto às 0h11. O processo possuirá mais de 100 mil vagas nas instituições de ensino públicas brasileiras. Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 poderão se inscrever. A classificação dos candidatos será feita de maneira automática baseando-se nas notas e critérios de cada unidade de ensino.

No total são 95 universidades e instituições públicas oferecendo 3.327 cursos, sendo 42 universidades federais, 13 estaduais e 39 institutos federais de educação profissional. A Escola Nacional de Ciência e Estatísticas, comandada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) também usará o sistema para novos alunos.

Aqueles que estiverem interessados deverão entrar no sistema até o dia 12 de janeiro e optar por dois cursos, indicando qual deles é prioridade. Todos os dias o sistema irá divulgar uma note de corte inicial para cada curso de acordo com as notas do Enem dos candidatos que desejam determinada vaga. O candidato pode mudar as opções de curso durante este período.

As regiões brasileiras que possuem mais oportunidades são o Sudeste e o Nordeste, que disponibilizam 33,09% e 34,66% das vagas do processo seletivo. Rio de Janeiro e Minas Gerais são os Estados que têm mais instituições participando do Sisu, sendo que cada um possui 15 instituições. O Distrito Federal, por sua vez, não possui nenhuma.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias