Publicado em: segunda-feira, 25/06/2012

SiSU – MEC divulga primeira chamada

Já está disponível no site do SiSU o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada, realizado no meio do ano. Basta que o candidato acesso o portal do Sistema e consulte sua classificação no boletim de desempenho. Os candidatos que foram aprovados precisam providenciar suas matrículas nas instituições de ensino superior entre os dias 29 de junho até 09 de julho.

O MEC, Ministério da Educação, estendeu o período para realização das matrículas, passando de dois para sete dias úteis. Isto foi providenciado como uma medida preventiva por conta da greve de funcionários administrativos das instituições federais, responsável pelo registro dos estudantes.

O processo seletivo do SiSU incluiu mais de vinte e três mil vagas em 21 universidades federais, além de mais de seis mil vagas em vinte e sete institutos federais. Isso significa que todos esses candidatos aprovados podem enfrentar dificuldades na realização da matrícula. Somente 826 das vagas ofertadas pelo sistema são em instituições estaduais de ensino.

Dados 2012

Para este segundo semestre de 2012, mais de seiscentos e quarenta mil candidatos se inscreveram para disputar uma das mais de trinta mil ofertas nas instituições públicas de ensino superior. Com esse total de candidatos e de vagas, a concorrência ficou em vinte e um candidatos por vaga. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a instituição mais disputada, com mais de setenta mil candidatos inscritos.

Na sequência, aparece a UFC, a Universidade Federal do Ceará, com mais de cento e oito mil inscrições. A Universidade Federal do Maranhão em seguida, com mais de cento e três mil, depois a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com mais de oitenta mil e a Universidade Federal de Ouro Preto completa os primeiros lugares, registrando mais de sessenta mil inscrições.

Por conta desta extensão, as datas da segunda chamada também foram alteradas. Agora o resultado sai no dia 13 de julho e as matriculas ficaram para os dias 17 e 18 do mesmo mês. Quem não for aprovado nas duas primeiras chamadas devem declarar interesse pela lista de espera, entre os dias 13 e 19 de julho.