Publicado em: sexta-feira, 22/06/2012

Sisu – Inscrições terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que estão interessados em fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam fazer a sua inscrição até a noite de hoje, sexta-feira (22), às 23h59. Os interessados irão disputar 30 mil vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas que estão sendo oferecidas para o segundo semestre letivo.

Vale lembrar que só podem se inscrever para esse processo de seleção aqueles alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Isso porque as notas obtidas nas provas do Enem são usadas como uma maneira de classificação.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), no ano de 2009 para que as vagas das universidades e faculdades públicas fossem ofertadas por meio de um único processo seletivo. Quando o candidato entra no site do Sisu para fazer a sua inscrição, ele precisa escolher duas opções de cursos que queira fazer, indicando uma escala de preferência.

Enquanto as inscrições estão abertas, o estudante pode ver quais são as notas de corte preliminares de cada um dos cursos, além da sua classificação parcial. Caso o estudante ache que pode ter mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição, ele pode alterar as suas duas primeiras opções de cursos iniciais.

A lista dos candidatos selecionados para os cursos ofertados pelo Sisu será publicada no próximo dia 25 de junho. Quem for selecionado deverá fazer a sua matrícula na universidade ou faculdade para o qual foi selecionado entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

Já a segunda chamada, ofertando as vagas restantes, deverá ser divulgada no dia 6de julho. Caso não tenha sido convocado em nenhuma dessas duas chamadas, o candidato pode se fazer parte de uma lista de espera que será usada para selecionar os estudantes que desejam ingressar nas vagas que sobraram.