sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoSisu - Inscrições começam hoje e Rio de Janeiro é o estado...

Sisu – Inscrições começam hoje e Rio de Janeiro é o estado com maior quantidade de vagas disponíveis

Começaram hoje as inscrições para o Sisu. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já podem disputar as 30.548 vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior que fazem parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dentre todos os estados, o que mais apresenta número de vagas é o Rio de Janeiro. Do total, são 7.495 vagas distribuídas em 11 universidades e institutos federais do estado. Esse programa foi criado com o objetivo de unificar a oferta de vagas em instituições federais. Para disputar é necessária somente a prova do Enem. No total para 2012 são 56 instituições ofertando vagas. O site do programa já está disponível na internet e por meio dele é possível obter informações sobre os cursos e a quantidade de vagas disponíveis.

Sistema permite escolha de duas opções de curso

Os estudantes têm a possibilidade de escolher duas opções de curso. É possível também definir a prioridade de cada um deles. Além disso, é possível verificar a nota de corte preliminar de cada curso, assim como a sua classificação dentre os demais que se inscreveram pra a mesma vaga. Em função disso o estudante pode, ao longo do período de inscrição modificar as opções de curso caso achar que há maior possibilidade de conseguir a vaga em outro curso ou instituição. É preciso somente prestar a atenção, pois a cada alteração é preciso fazer uma nova inscrição, o que invalida a anterior.

Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior quantidade de vagas

Os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o ranking da maior quantidade de vagas. No Rio de Janeiro são 7.495 e em Minas Gerais 4.112. Em seguida está o Paraná com mais 3.394, seguido do Ceará com 3.154. O estado com menor quantidade de vagas é Rondônia, com somente oito vagas no Instituto Federal. Os aprovados serão divulgados no dia 25 de junho e estes terão até o dia 2 de julho para fazerem a matrícula.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias