Publicado em: sexta-feira, 29/06/2012

Sisu – aprovados devem fazer matrícula a partir de hoje

Os estudantes que concorreram às vagas para cursos em universidades e faculdades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano deverão fazer as suas matrículas a partir destta sexta-feira, 29 de junho. As matrículas dos cerca de 30 mil alunos deverá ser feita diretamente na instituição de ensino na qual ele foi aprovado.

As matrículas, que geralmente duram o período de dois dias, dessa vez foi prolongada até o dia 9 de julho. O estendimento do prazo da matrícula é uma medida preventiva adotada pelo governo federal por conta da greve dos funcionários administrativos das universidades públicas de todo o Brasil. Esses funcionários são os responsáveis por fazer o registro dos novos alunos.

O estudante que não foi classificado nessa primeira chamada, poderá ser convocado na próxima chamada, que será divulgada no dia 13 de julho. Quem for convocado nessa segunda chamada deverá fazer a sua matrícula entre os dias 17 e 18 de julho, também na instituição de ensino superior na qual o estudante irá fazer o curso escolhido.

Entre os dias 13 e 19 de julho, os estudantes que não foram chamados em nenhuma dessas duas chamadas poderão manifestar interesse em fazer parte da lista de espera do Sisu. As universidades participantes irão convocar os candidatos que estão na lista de espera a partir do dia 24 de julho.

O processo de seleção feito através do Sisu oferece 23.379 vagas para cursos de graduação de 21 universidades federais. Outras 6.343 vagas são ofertadas em 27 institutos federais. Mais 826 vagas estão sendo ofertadas por oito instituições de ensino superior estaduais.

As mais de 30 mil vagas oferecidas pelo Sisu para o segundo semestre deste ano estão sendo disputadas por mais de 642 estudante. A instituição que tem as vagas mais disputadas pelos candidatos do Sisu é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que recebeu a inscrição de mais de 76 mil alunos.