quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoSisu 2013 irá oferecer quase 130 mil vagas a partir de segunda-feira

Sisu 2013 irá oferecer quase 130 mil vagas a partir de segunda-feira

SISU 2013As pessoas que querem se candidatar às vagas para a educação superior pública no país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que o Ministério da Educação disponibiliza, irão fazer suas inscrições durante os dias 7 até 11 deste mês, pela internet. O Sisu oferecerá 129,2 mil vagas nos 3.751 cursos em 101 instituições públicas de ensino superior brasileiras. Estas informações foram disponibilizadas para os candidatos através do site do sistema. Esta ferramenta teve sua criação feita no ano de 2009 através do Ministério da Educação (MEC), para que fossem unificados os processos de seleção de instituições de ensino públicas do país.

As quase 130 mil vagas vão ser preenchidas por candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram nota na redação diferente de zero. Este sistema de escolha dos cursos vai entrar no ar em 7 de janeiro.

Segundo aponta o cronograma do Sisu, as inscrições irão até às 23 horas e 59 minutos de 11 de janeiro (no horário de verão de Brasília) e poderão ser feitas apenas através da internet, no portal do Sisu. Para o primeiro semestre deste ano irá valer a nota que os candidatos tiveram no Enem 2012, que foi divulgada no dia 28.

Conforme aponta o edital, o estudante vai poder fazer a inscrição em duas opções de curso e deve especificar o local, o curso e o turno que prefere. Fora isso, existe a possibilidade de escolha da modalidade que pretende concorrer. Neste ano o Sisu vai ser adequar à Lei de Cotas proposta no mês de agosto do de 2012. Estas inscrições são gratuitas e as instituições de ensino devem disponibilizar formas de acesso para a internet de candidatos que estejam interessados.

A primeira chamada vai ser divulgada em 14 de janeiro, e a segunda, no dia 28, através do site do Sisu e de cada instituição. Se os candidatos tiverem notas idênticas, o desempate vai ser feito primeiro pela por nota na redação, depois pela nota em Linguagens, após a nota de Códigos e suas tecnologias, e a nota em Matemática e suas Tecnologias, nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e por fim a nota nas Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os candidatos aprovados na primeira chamada das instituições poderão realizar suas matrículas durante os dias 18, 21 e 22 de janeiro e da segunda chamada nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias