sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEducaçãoSiSU 2012: Universidades preferem ofertar vagas fora dos grandes centros

SiSU 2012: Universidades preferem ofertar vagas fora dos grandes centros

Grande parte das vagas dos institutos federais são oferecidas em cidades mais distantes dos grandes centros e das regiões metropolitanas. “Segurar os estudantes no interior com boas oportunidades de qualificação e futuro profissional é a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, afirmou Edson Silva da Fonseca, diretor da infraestrutura da Rede.

De acordo com Fonseca, antes de abrir um campus e criar cursos, cada instituto precisa realizar pesquisas sobre vocações no município e entorno, sobre quais são as carências de profissionais qualificados. Com esse levantamento são definidos os cursos e os números de vagas.

É o caso da oferta de cursos superiores no Acre. O instituto federal oferece no estado, por meio do SiSU um curso de bacharelado em agroecologia e licenciatura em matemática, curso tecnológico em gestão ambiental e licenciatura em química. As cidades que ofertam os cursos ficam distantes da capital.

Desde 2010, quando MEC lanço o SiSU para substituir os vestibulares, a participação das instituições federais tem aumentado progressivamente. Os candidatos podem consultar pela internet a relação das instituições que aderiram ao sistema. As inscrições acontecem do dia 07 a 12 de janeiro.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias