Publicado em: quinta-feira, 19/07/2012

Sisu 2012 – matrículas são prorrogadas até esta quinta-feira

Os estudantes que foram selecionados na segunda chamado do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, do segundo semestre terão mais um dia para fazer as suas matrículas na instituições de ensino nas quais foram selecionados. O prazo inicialmente deveria ter acabado ontem, quarta-feira, 18 de julho, mas foi prorrogado até hoje, quinta-feira, 19 de julho. Para saber se você foi selecionado nesta segunda convocação, é só acessar página do Sisu na internet.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prorrogação do prazo foi dada por conta da greve dos funcionários dos servidores públicos. Aloizio Mercadante, ministro da Educação, disse que não foram registrados casos em que os estudantes tiveram problemas para fazer suas matrículas, mas que decidiu que o tempo para a matrícula fosse aumentado para que houvesse uma margem de segurança.

Aqueles candidatos que não foram selecionados nem na primeira, nem na segunda chamada, pode se inscrever para poder fazer parte da lista de espera do Sisu. Quem for selecionado nesta terceira etapa será convocado pelas instituições de ensino a partir do próximo dia 24 de julho.

De acordo com as informações fornecidas pelo MEC, neste segundo semestre 642.878 candidatos fizeram suas inscrições para concorrer as 30.548 vagas ofertadas pelas mais de 50 instituições de ensino superior públicas que fazem parte do Sisu em todo o país. Os estudantes poderiam escolher até dois cursos no momento de sua inscrição e por conta disso o Ministérioda Educação registrou, ao todo 1.245.437 inscrições neste segundo semestre.

O Sisu é um sistema de seleção desenvolvido pelo Ministério da Educação para que as instituições de ensino públicas possam ter um único processo de seleção feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.