Publicado em: sábado, 07/01/2012

SiSU 2012: candidatos contarão com nota de corte menor

Quando os candidatos a universidades federais pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) 2011 conferiram a nota que o sistema apontava como mínimo para conquistar a vaga, muitos já se consideraram desclassificados. A média de corte de muitos cursos esteve em torno de 690, enquanto a média da maioria esteve por volta de 500.

Mas isso pode mudar para o SiSU deste ano, que abre as inscrições hoje. Com a seleção nacional e com boa parte dos candidatos concorrendo a diversos vestibulares, ou apenas se testando, as chances de conseguir entrar aumenta, com uma diminuição da nota de corte.

Humberto Henrique Arruda, diretor de uma escola preparatória para vestibular, afirma que “o SiSU começa antes da etapa de matrículas das instituições mais concorridas e muita gente mantém a inscrição lá para o caso de não passar na mais difícil”.

O que acontece próximo as datas de matrículas é que os aprovados nas vagas mais concorridas costumam estar entre os primeiros no SiSU, de forma que as chamadas seguintes terão as vagas abertas com as desistências dos que irão migrar.