Publicado em: quinta-feira, 03/01/2013

Sistema Ubuntu vai ganhar versão para aparelhos smartphones

Sistema Ubuntu vai ganhar versão para aparelhos smartphonesOs primeiros celulares do tipo smartphone contendo o sistema operacional Ubuntu phone OS deverão chegar ao mercado mundial no ano de 2014, informou nesta quarta-feira (2) a Canonical, que tem responsabilidade na distribuição deste sistema operacional com código-fonte aberto para PCs e outros equipamentos.

Segundo a empresa fez explicações por meio de seu site, o sistema operacional Ubuntu para dispositivos portáteis vai utilizar elementos que são do sistema Android do Google. Através de informações destacadas no site, a Canonical fala sobre a clareza e facilidade de ocorrer navegação na rede como sendo as vantagens do sistema operacional.

Conforme o blog All Things Digital, a Canonical também diz que este seu sistema operacional é tão forte que pode funcionar como sendo um PC, o que pode significar que ele vai poder fazer conexões com periféricos presentes em mesa e no trabalho, como por exemplo utilizar um computador mais antigo.

A empresa Canonical não é a única que está nesta briga por ter uma fatia do mercado de aparelhos com o sistema líder Android, do Google, e com o sistem a da Apple, o iOS. Durante a segunda-feira (31), a operadora do japão NTT Docomo se aliou com um grupo que fez a reunião de empresas como Intel e Samsung para que seja desenvolvido um sistema móvel chamado de Tizen, que também é feito em base de um código-fonte aberto. Conforme a Samsung, estes aparelhos contendo o Tizen deverão chegar no mercado até o final do ano.

O sistema operacional Android teve registro de 72,4% da participação no mercado dos dispositivos móveis durante o terceiro trimestre do ano passado, conforme apontam dados da consultoria Gartner. No segundo lugar aparece o iOS, com apenas 13,9% de todo o mercado deste segmento.