Publicado em: segunda-feira, 04/06/2012

Sistema de aluguel de bicicletas já está funcionando em São Paulo

O sistema de aluguel de bicicletas em São Paulo já está funcionando desde o dia 24 de maio. Na última semana, mais quatro estações entraram em funcionamento, se juntando a outras seis que já realizavam o serviço na Vila Mariana.

O sistema vai disponibilizar aos moradores da cidade o aluguel de 3 mil bicicletas que vão estar em 300 estações instaladas em diversas regiões da cidade até o ano de 2014. Somente para este ano está prevista a instalação de 100 estações, que terão mil bicicletas a disposição dos usuários do serviço, que é fruto de uma iniciativa público-privada e que tem o apoio da Prefeitura da capital paulista.

Como alugar uma bicicleta em São Paulo

Aquelas pessoas que se interessarem em fazer o aluguel de uma bicicleta desse sistema precisam, primeiramente, preencher um cadastro que se encontra no site oficial do sistema na internet, que pode ser acessado no endereço www.bikesampa.com.br e, depois disso, fazer um depósito de R$ 10.

Para destravar a bicicleta na estação e fazer o seu uso, a pessoa precisará telefonar para a Central de Atendimento do serviço, no número 4063-3111 ou então fazer a sua solicitação por meio do aplicativo disponível para smartphones.

O usuário poderá fazer uso da bicicletas por 30 minutos e durante esse período nenhum valor será cobrado. Após esse tempo, o ciclista deverá deixar a bicicleta estacionada em qualquer uma das estações da cidade por pelo menos 15 minutos. Caso queira utilizar a bicicleta sem fazer nenhuma pausa, o ciclista usuário do serviço pagará R$ 5 reais por cada 30 minutos.

As bicicletas do sistema poderão ser utilizadas quantas vezes o usuário quiser. A distância entre uma estação e outra é de um quilômetro e as bicicletas ficarão disponíveis todos os dias da semana, das 6 horas da manhã até às 22 horas. No Rio, um projeto semelhante já está em funcionamento desde o fim de 2011.