Publicado em: terça-feira, 29/05/2012

Silvio Berlusconi vira estátua em caixão na Itália

O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, está sendo retratado de maneira inusitada, realista e bem polêmica pelos artistas Mario Ottocento e Antonio Garullo. O político se transformou em uma estátua como se estivesse dormindo, ou talvez até morto. A peça está sendo exposta no palácio Ferrakoli, em Roma.

A obra se parece com as feitas em museus de cera e, segundo os artistas que a criaram, a intenção era desenvolver a identidade dos ideais do ex-primeiro ministro com sua figura política. A estátua foi chamada de “O sonho dos italianos” e foi inspirada no mausoléu dos líderes do comunismo, como, por exemplo, Lênin. Os artistas afirmam que querem que o público reflita sobre o que foi a era de Beslusconi.

A obra

A peça começou a ser feita em 2010, e finalizada no final do ano passado. Ela possui uma caixa de vidro, que lembra um caixão, e a estátua do ex-primeiro ministro em tamanho natural. Ela retrata Berlusconi adormecido, ou moro, e sorrindo, como se estivesse vitorioso por seus feitos.

Ottocento e Garullo, que são casados desde 2002, já estão trabalhando em uma nova obra, que poderá gerar tanto ou mais polêmica que esta. A nova peça será uma escultura do papa Bento XVI, e seguirá a mesma ideia da obra de Beslusconi. Segundo os artistas, a intenção é explorar o “universo” dos poderosos da Itália.