Publicado em: segunda-feira, 28/05/2012

Show do Franz Ferdinand teve tumulto e confronto com a polícia

O show gratuito dos escoceses da banda Franz Ferdinand, em São Paulo, não ocorreu como o esperado para boa parte dos fãs. O evento encerrou a 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, durante o final da tarde de domingo (27). A Polícia Militar utilizou bombas de gás e spray de pimenta para fazer a dispersão do público que tentava entrar no parque da Independência, gerando muito tumulto.

Os portões foram fechados em torno das 18h05 para que pudesse ser feita a reorganização da entrada e ficaram fechados por quase trinta minutos. Muita gente acabou indo embora, mas alguns pularam as grades ou então se posicionaram em um trecho da av. Nazaré, local de onde era possível visualizar o palco.

Pessoas que estavam na fila do show contaram que a Polícia Militar fechou os portões e jogou bombas de efeito moral e gás pimenta. Várias pessoas passaram mal, tossindo, além de sentirem falta de ar. Somado a isso ainde teve muito empurra empurrra.

Através de um comunicado, a organização do festival informou que o público foi de pouco mais de 18 mil fãs, contudo aconteceu de um pequeno grupo de fãs iniciar um “princípio de tumulto”, empurrando os fãs que estavam esperando na fila de maneira organizada.

A organização se diz satisfeita com o evento e com a adesão da população, e promete trabalhar para que na próxima edição, “todos tenham igualdade e isonomia” para aproveitar o evento.

Em seu Twitter, o vocalista da banda, Alex, foi informado pelos fãs sobre o que havia acontecido. Ele se desculpou e disse que o grupo não estava sabendo do ocorrido. Antes disso ele tinha agradecido ao público e elogiado o show.