Publicado em: terça-feira, 04/10/2011

Shopping Center Norte continua com determinação para fechar

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou na última quinta-feira (29) que a determinação para fechar o Shopping Center Norte ainda estava válida para ser aplicada na sexta-feira (30). Kassab explicou que a ordenação seria retirada somente se a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) oficialmente declarasse que não há mais rismo iminente de explosão no local. O centro comercial foi construído onde antigamente se encontrava um lixão e agora foi identificado vazamento de gás metano.

De acordo com Kassab, “está mantido, amanhã (30) o shopping estará fechado, até porque é uma conclusão da comissão estabelecida, e portanto aguardamos agora os investimentos do shopping no local para que a Cetesb possa analisar o resultado e liberar a área. Não tem nenhum sentido, no momento em que a Cetesb diz que o local corre risco de explosão, que a prefeitura deixe o local aberto. Demos 30 dias, e depois informamos que em 72 horas seria fechado.”

Na sexta-feira a Cetesb realizou nova vistoria no local para verificar se as determinações haviam sido cumpridas. Porém, a Companhia percebeu que apenas dois drenos foram instalados, mas ainda não estavam funcionando. Outros três ainda estão em fase de construção. A Cetesb determinou multa diária no valor de R$ 17.450,00 depois da vistoria.

O Center Norte precisa instalar os drenos no subsolo para a retirada do gás metano. No total, são nove equipamentos que devem ser instalados. Depois que a modificação estiver concluída os técnicos da Cetesb devem fazer nova avaliação.