Publicado em: terça-feira, 17/01/2012

Setran começa a funcionar em Curitiba

Nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, Setran começou seu funcionamento. Os agentes de trânsito poderão novamente multar os motoristas infratores no trânsito da capital do Paraná, medida que entra em vigor nesta terça-feira. Esta atividade era de responsabilidade da Diretoria de Trânsito, Diretran.

Depois da instalação da Setran, aproximadamente 400 funcionários estavam nas ruas da cidade. Quando eles estavam ligados a Diretran, tinham a permissão de somente orientar aqueles motoristas que cometessem infrações de trânsito, como estacionar seus veículos em lugares proibidos. A atividade de multa e fiscalização era feita pelo Batalhão de Polícia de Trânsito desde outubro.

O batalhão, por sua vez, possui menos funcionários disponíveis. Com isso, o número de multas aplicadas na capital diminuiu aproximadamente 80%. A secretaria receberá um orçamento de R$ 77 milhões, que será aplicado principalmente na educação e no Sistema Integrado de Mobilidade. Este espera transformar o gerenciamento do trânsito.

O prefeito da cidade, Luciano Ducci, afirmou que até o final de 2012, Curitiba terá “grandes avanços na segurança e no ordenamento do trânsito”. Um dos projetos de seu governo é inserir na cidade painéis luminosos em diversos pontos estratégicos para que as informações sejam transmitidas para a população.