Publicado em: quinta-feira, 01/09/2011

Servidores instalam acampamento na reitoria da UFRGS

No final da tarde desta (30) os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocuparam o prédio da reitoria e instalaram um acampamento. O campi está situado na área central da capital do estado, Porto Alegre. Cerca de 150 funcionário dormiram nas barras que foram armados no local.

Na tarde de quarta-feira (31), os trabalhadores organizaram uma mobilização através de uma passeada que percorreu as ruas mais importantes da cidade. Os servidores estão paralisados e pedindo que o governo dê condições melhores par a realização das atividades.

A diretora do sindicador dos servidores das universidades federais do Rio Grande do Sul, Bernadete Menezes, disse que além da melhoria de atuação, os servidores pedem o reajuste do piso salarial. Atualmente, a vase salarial paga a categoria é de R$ 1.034. segundo ela, já foi instaurado um diálogo com o Ministério do Planejamento para realizar a negociação dos pedidos.

Já a reitoria. da universidade disse em nota oficial que todo o processo está sendo realizada junto ao governo federal, e que a instituição não está participando das conversas. Segundo o Ministério do Planejando, a negociação está sendo realizada diretamente com o grupo sindical.