Publicado em: segunda-feira, 21/05/2012

Sérvia escolhe conservador como novo presidente

Tomislav Nikolic, do partido conservador da Sérvia, foi o mais votado nas eleições presidenciais no último domingo. Ele derrotou o reformista pró-europeu Boris Tadic, presidente do país desde 2004. O resultado da votação causou muita surpresa.

Os resultados preliminares da Comissão eleitoral sérvia, a RIK, com a apuração de mais de 50% dos votos no segundo turno, indicavam Nikolik com 50,21% dos votos, enquanto o rival Tadic, atingia apenas 46,77%. Com a proclamação da vitória, Nikolic afirmou que o país não irá se desviar da via européia, declarando ainda seu desejo de proteger a população sérvia no Kosovo.

Levantamento

As pesquisas realizadas entre os dois turnos da votação apontavam uma vantagem para Tadic, que havia vencido no primeiro turno, apurada no último dia seis. Apesar da pouca vantagem sob o opositor, Tadic despontava na frente.

De acordo com analistas, uma das questões que pode ter dado vantagem a Nikolic pode ser a baixa procura pelas urnas, que não chegaram nem a 50%. Declarações do analista político Srdjan Bogosavljevic dadas à agência Tanjug afirmavam que a pouca participação nas urnas mostravam que só os queriam mudança no país foram votar.