Publicado em: segunda-feira, 05/03/2012

Serra sobe e vai a 30 pontos, diz Datafolha

A primeira pesquisa Datafolha feita depois que José Serra (PSDB) assumiu sua pré-candidatura mostrou que o tucano subiu 9% em relação ao último levantamento. Serra lidera o ranking com 30% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O Datafolha entrevistou 1.087 eleitores na quinta (1º) e sexta-feira (2). A pesquisa foi publicada na Folha de S. Paulo, na edição deste domingo (4) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com o número 00009/2012.

O levantamento que o Data Folha havia realizado entre 26 e 27 de janeiro mostrava que Serra tinha 21% das intenções de voto. Na última semana o tucano anunciou sua pré-candidatura e disse que vai participar das prévias do PSDB. A nova pesquisa mostra que Serra lidera em todos os cenários analisados pelo Instituto de Pesquisa. O pré-candidato do PRB, Celso Russomanno, foi o candidato que ficou em segundo lugar com 19% das intenções de voto. Houve um aumento de 2% em relação a pesquisa anterior, em que o candidato estava com 17%. Fernando Haddad, ex-ministro do governo de Dilma Rousseff, caiu um ponto em relação a janeiro e aparece com 3% das intenções de voto.

Netinho de Paula (PC do B) aparece com 10%, um ponto abaixo do levantamento anterior. O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), manteve o mesmo percentual de 8% que havia conquistado na última pesquisa. A ex-vereadora Soninha Francine (PPS) caiu dois pontos e obteve 7%.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, tem 7% das intenções de voto. Na última pesquisa havia contabilizado 6%. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio D´urso e Levy Fidelix (PRTB) somaram 1% cada. Os brancos e nulos contabilizaram 11% e 3% dos entrevistados não souberam responder.