Publicado em: sábado, 15/10/2011

Serra responde comentário de Aécio sobre eleições de 2014

O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reagiu à declaração do senador Aécio Neves, (PSDB-MG), que afirmou estar pronto para as eleições de 2014, caso seu partido decida nomeá-lo como pré-candidato às eleições presidenciais. Serra, que foi o candidato do PSDB em 2010 contra Dilma Rousseff (PT), atual presidente, afirmou que primeiro deveriam se preocupar com as eleições municipais, que acontecem no ano que vem, antes de falarem sobre 2014.

Por meio do seu perfil no microblog Twitter, Serra publicou a mensagem afirmando que “querer colocar o carro adiante dos bois só atrapalha e desorganiza a oposição”. Outros políticos que leram a declaração interpretaram que esta pode ser a resposta de Serra à disposição de Neves à sucessão em 2014. Neves afirmou em dois momentos diferentes que está preparado para as eleições presidenciais. A primeira vez foi no final de setembro, durante uma reunião com a bancada tucana na Câmara.

Nesse encontro o senador deixou claro que deseja ser candidato à presidência e esta foi a primeira ocasião quando manifestou essa vontade explicitamente. O segundo momento foi em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, quando o senador afirmou que estará pronto em 2014, seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou Dilma.

Nessa entrevista, Neves afirmou que está à disposição do partido para qualquer função que acreditarem ser melhor, candidato ou apoiador a outro nome. Neves também afirmou que acredita que o momento para discutir as pré-candidaturas deve ser em 2013. A sua movimentação vai contra os aliados de Serra, que ainda não afirmou se pretende se candidatar novamente.