Publicado em: sexta-feira, 23/12/2011

Serra Pelada será novamente explorada em 2012

Depois de quase 20 anos, a exploração da maior mina de ouro a céu aberto será mecanizada. Serra Pelada voltará a produzir e quem conquistou a autorização foi a empresa canadense Colossus Minerals Inc., juntamente à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Os primeiro levantamentos indicaram a presença de ao menos 50 toneladas de ouro na região.

Este valor será aumentado pela empresa de mineração em janeiro de 2012, e a estimativa é de que o volume seja muito maior, pois a empresa afirmou que as novas descobertas têm grande potencial. De acordo com o diretor da cooperativa, Antônio Ferreira Milhomem, existe na área os metais ouro amarelo, paládio, prata e platina.

A velha mina foi alvo da maior luta por metais preciosos da América Latina, sendo chamada por “formigueiro humano”, sendo que mais de 80 mil garimpeiros trabalhavam na região ao mesmo tempo. Foram obtidas 40 toneladas do metal, sendo que este deveria ser vendido somente para a Caixa Econômica Federal, mas foi comerciado clandestinamente.

O buraco feito pelos garimpeiros possui 100 metros de profundidade. Até começarem a operação, a mineradora canadense investirá R$ 320 milhões para a construção de uma mina, que será chamada Nova Serra Pelada. O acordo entre a empresa e a Comingasp garante que 25% do lucro será dividido com os mais de 35 mil ex-garimpeiros da cooperativa.