sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEconomiaSerasa Experian mostra que inadimplência do consumidor teve queda de 0,4% em...

Serasa Experian mostra que inadimplência do consumidor teve queda de 0,4% em janeiro

De acordo com pesquisa do Serasa Experian, a inadimplência do consumidor brasileiro apresentou queda de 0,4% no primeiro mês de 2012, comparado ao registrado em dezembro do ano passado.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (9), mostra que, na comparação com o mesmo mês de 2011, houve aumento de 16,6% de inadimplência. Segundo o Serasa, o motivo para a queda com relação a dezembro foi o uso do 13º para pagar dívidas.

Economistas da instituição apontam que, desde o terceiro trimestre do ano passado, os consumidores que possuem maiores dívidas estão mais preocupados em pagá-las do que em fazer novas compras.

Entre os últimos quatro meses de 2011, o aumento na inadimplência foi encontrado apenas em novembro, de 1,9%. O Serasa diz que, além dos valores que os trabalhadores recebem no final do ano, a queda da inflação e dos juros colaborou com o orçamento das famílias e possibilitou o pagamento de contas.

O indicador mostra que as dívidas com cheques sem fundo e bancos levaram ao recuo do índice, com diminuição de 8,1% e 2,3%, respectivamente. As contas não bancárias, que envolvem cartões de crédito, lojas normais, financeiras e prestadoras de serviço (água, telefone, energia elétrica), fizeram com que o índice não caísse ainda mais, já que registraram alta de 3,5%.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias