sábado, abril 20, 2024
HomeEconomiaSerasa afirma que consumidor brasileiro começou o ano dando mais calotes

Serasa afirma que consumidor brasileiro começou o ano dando mais calotes

Consumidor brasileiro começou o ano dando mais calotesOs consumidores brasileiros começaram o ano de 2014 dando mais calotes. A inadimplência aumentou 1,1% em janeiro quando comparada com o último mês do ano de 2013. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, esse já é o quarto mês seguido de aumento na falta de pagamentos dos brasileiros. Para consolo, na comparação com janeiro do ano passado, o índice é menor: cerca de 4% de queda.

Devido à ascensão da economia brasileira, os índices de inadimplência apresentaram recuo em 2013. Para os economistas do Serasa, esse aumento seguido de queda pode ser indicativo de que o brasileiro chegue a uma estabilidade, ou seja, não pague mais e nem deva mais daqui pra frente.
Para os especialistas, fatores como maiores juros, inflação próxima ao teto e diminuição do emprego podem fazer com que as pessoas se endividem menos, por correrem mais riscos de ficarem inadimplentes.
Para os bancos, o período não é ruim. O valor médio das dívidas bancárias caiu 6,1% em janeiro. Já os cheques sem fundo registraram alta de 3,2%.

Confira algumas dicas para evitar a inadimplência

– Pesquise os preços antes de efetuar a compra;
– Calcule o seu orçamento mensal para saber se a dívida cabe no bolso;
– Pergunte-se se você realmente precisa comprar o produto;
– Calcule as taxas de juros sempre que as compras forem feitas a prazo;
– Prefira pagar à vista;
– Negocie descontos sempre que possível;
– Procure comprar produtos de marcas menos conhecidas, mas que tenham qualidade. O maior preço nem sempre significa a melhor escolha;
– Evite fazer compras com o cheque especial ou o cartão de crédito;
– Não peça financiamentos bancários, a menos que seja a última opção. Ainda assim, pesquise em várias instituições financeiras antes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias