Publicado em: terça-feira, 31/07/2012

Senado divulga hoje salário dos seus servidores

Senado divulga hoje salário dos seus servidoresDesde maio deste ano o Senado já vinha divulgando que iria divulgar em seu site os salários de seus servidores. Hoje (31) a consulta já poderá ser feita. Nesta segunda-feira, a sindicato dos Servidores da Câmara dos Deputados conseguiu uma liminar que proibe a divulgação nominal dos salários de todos os funcionários da casa, que também iria começar a ser divulgado hoje. Segundo o sindicato, a privacidade dos funcionários estaria sendo violada. A ação é apenas contra a Câmara, mas a categoria pretende ingressar com uma ação semelhante contra o Senado.

Desde a data do anúncio, o presidente da câmara, Marco Maia, vem sofrendo retaliações pela morosidade com que o projeto Lei de Acesso a Informação foi submetido. Ele se defendeu dizendo que tudo demorou por que eles resolveram “fazer uma análise muito detalhada de todas as situações que, porventura, pudessem ser requisitadas”.

A Lei de Acesso a Informação está em vigor desde maio e determina que todos os órgãos públicos liberem as informações oficiais para o acesso público. Isso contribui para que a população possa acompanhar como é empregado o dinheiro público e como ele é gasto. Mas a categoria argumenta que a divulgação dos nomes fere a constituição e limita a privacidade dos funcionários. O Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federak e do Tribunal de Contas da união) afirma que não é contra a divulgação dos números, e sim dos nomes.Uma alternativa encontrada por eles é a utilização de um número que corresponda respectivamente ao funcionário. Isso manteria a privacidade e tornaria público o que deve ser público.

No site da Câmara também estarão disponíveis todos os gastos realizados pelos parlamentares, com as cópias digitalizadas. Tudo isso acontecerá no último dia útil de cada mês.