quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilSemana Nacional de Ciência e Tecnologia tem primeiro dia nesta segunda-feira

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem primeiro dia nesta segunda-feira

A 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na ultima segunda-feira (17) com programação de eventos em todo o país até a sexta-feira (23). A organização da Semana tem como objetivo popularizar o tema, atrair a atenção dos jovens para este assunto, além de tentar manter estudantes na pesquisa sobre essa área. O evento também tem como meta a conscientização da importância do desenvolvimento da ciência e da tecnologia para o país.

Com o tema principal “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a Semana está com presença garantida em 500 municípios brasileiros. A temática escolhida para este ano pode ser vista como uma continuação da edição passado do evento, a qual direcionou as discussões para o tema “Ciência para o desenvolvimento sustentável”. Para ilustrar o investimento do governo no segmento escolhido para o debate neste ano, o ministro Aloizio Mercadante lembra a criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

De acordo com o ministro, “queremos envolver a juventude nesse trabalho de compreender que o clima está se alterando, que os extremos climáticos estão se agravando. Aqui no Brasil não temos tsunami, furacão ou terremotos, mas temos chuvas intensas: 58% dos nossos desastres naturais são inundações e 11% são deslizamentos de terra decorrentes da chuva forte”.

Os palestrantes que fazem parte da programação da Semana são profissionais das áreas de meteorologia, hidrologia e especialistas em desastres naturais. Vão ser analisadas imagens de satélites, radares, entre outros documentos, os quais são a referência para disparar alertas às cidades de risco.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments