Publicado em: sexta-feira, 07/02/2014

Sem a Lusa, CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro de 2014

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro de 2014Na tarde da última quinta-feira (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro de 2014, sem a participação da Portuguesa. Dessa forma, a entidade confirma a competição com a presença de 20 clubes, após a cassação de liminares garantidas em São Paulo, que anulavam a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Punido com a perda de quatro pontos no Brasileirão de 2013, por conta da escalação irregular do meia Héverton na última rodada, no jogo contra o Grêmio, a Portuguesa acabou rebaixada para a Série B, o que consequentemente, evitou a queda do Fluminense, que havia terminado em 17º lugar na tabela de classificação. Entretanto, torcedores da Lusa ganharam liminares na Justiça Comum, que impediam a realização do campeonato sem a presença do clube paulistano.

Mesmo com a cassação dessas liminares, feita pelo advogado da CBF, Carlos Miguel Aidar, a Portuguesa enviou um representante para acompanhar a reunião do Conselho Técnico da Série A, na última quinta-feira. Ricardo de Moraes Cabezon teve a entrada autorizada pela entidade, mas apenas como ouvinte da reunião.

Brasileirão começa daqui há dois meses e termina somente no fim do ano

O Campeonato Brasileiro de 2014 será disputado entre os dias 20 de abril e 7 de dezembro, mas haverá paralisação entre os dias 1º de junho e 20 de julho, por causa da disputa da Copa do Mundo, no Brasil.

Sem a presença da Portuguesa, a Série A contará com o Fluminense, que estreia diante do Figueirense, no Rio de Janeiro. De volta à elite do futebol nacional, o Palmeiras, atual campeão da Série B, joga contra o Criciúma na primeira rodada, na casa do adversário. Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro estreia diante do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Vice-campeão no ano passado, o Grêmio encara o Atlético-PR, que também fez grande campanha em 2013.