Publicado em: quarta-feira, 04/07/2012

Seleção Brasileira – Brasil tem pior colocação no ranking da Fifa

A Fifa divulgou nesta quarta-feira (04) o seu ranking mensal de seleções, e o Brasil se encontra na pior posição desde que a lista passou a ser elaborada, em 1993. Pela primeira vez em quase vinte anos, a seleção brasileira se encontra fora do grupo dos dez primeiros colocados.

O Brasil, que um mês antes havia subido uma posição, em junho despencou da 5ª para a 11ª colocação. As derrotas nos amistosos para o México e Argentina, disputados nos Estados Unidos, fizeram com que a equipe de Mano Menezes piorasse a sua posição na lista internacional. Portugal, Itália, Argentina, Holanda, Croácia e Dinamarca ultrapassaram o Brasil na edição de junho do ranking.

A equipe brasileira soma 1012 pontos, cinco a menos que a Dinamarca, décima colocada. A primeira posição segue inalterada, com a Espanha aumentando ainda mais a sua pontuação (1691), após a conquista da Eurocopa. O segundo lugar é da Alemanha, com com 1502 pontos, e logo atrás vem o Uruguai, em terceiro, com 1297 pontos.

Inglaterra e Portugal completam o grupo dos cinco primeiros colocados. A seleção que apresentou maior crescimento no ranking da Fifa foi o Taiti. O time da Oceania pulou da 179ª para a 138ª posição, crescimento impulsionado após a seleção do pequeno conjunto de ilhas ter conquistado o título da Copa das Nações da Oceania, sobre a Nova Caledônia.

O Taiti está confirmado na Copa das Confederações do ano que vem, que acontece no Brasil. A competição é um evento-teste para a Copa do Mundo de 2014 e já tem assegurada as presenças da Espanha (atual campeã Mundial), Itália (representando a Europa), México, Japão e Uruguai, além da própria seleção brasileira.