quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilSeis estados do Nordeste ficam sem energia elétrica após apagão

Seis estados do Nordeste ficam sem energia elétrica após apagão

Apagao no nordesteNo sábado, 22 de setembro, seis estados que ficam na região nordeste do nosso país ficaram sem energia elétrica por conta de um apagão que aconteceu no período da tarde. A falha, que durou aproximadamente meia hora, começou por volta das 15h50 e atingiu diversas cidades dos estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Ceará e Bahia. Mais de 5 milhões de pessoas foram afetadas pela pane na distribuição de energia elétrica.

De acordo com as informações da ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e que é responsável pelo Sistema Interligado Nacional, disse que as suspeitas são de que a falha tenha acontecido em um dos transformadores que fazem a interligação entre as regiões Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste.

Além disso, de acordo com o órgão, também ocorreu, na tarde de sábado, a explosão de um equipamento que fica na subestação da Companhia Energética do Maranhão. O acidente aconteceu na cidade de Imperatriz e teria causado a interrupção no fornecimento de energia elétrica não só em diversas cidades maranhenses, como também em alguns municípios do Ceará. O apagão foi registrado entre às 15h50 até às 16h20 e atingiu alguns bairros da capital de Pernambuco, Recife, além de outros municípios do estado.

Segundo as informações dadas pela Companhia Elétrica do Ceará, a Coelce, a falha teria ocorrido pelo fato do sistema de energia ser todo interligado com todo o Brasil. Por conta disso, o acidente que aconteceu na cidade de Imperatriz no Maranhão pode ter provocado a interrupção no fornecimento de energia também em outros estados que integram a região nordeste do nosso país.

Isso porque o sistema conta com um mecanismo de segurança que interrompe a carga de energia elétrica assim que um problema é detectado. Isso impede que a descarga elétrica venha danificar os aparelhos. No entanto, nesses casos, serviços essenciais como hospitais e escolas continuam a receber energia elétrica mesmo assim.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias