Publicado em: terça-feira, 11/11/2014

Segundo SPC, 27% da população deve utilizar o 13º salário para realizar compras de natal

Segundo SPC, 27% da população deve utilizar o 13º salário para realizar compras de natalSegundo um estudo realizado pelo órgão de Serviço de Proteção ao Crédito, uma em cada dez pessoas deverá utilizar a renda extra do 13º salário para realizar compras de natal, segundo dados da pesquisa 27% da população brasileira deve aproveitar o salário extra para realizar a compra de presentes, já que o natal está cada vez mais próximo.

Através da pesquisa ficou possível saber que 55% das pessoas indicam que irão utilizar apenas parte do rendimento extra para comprar presentes de natal, outros 18% declararam que o valor não irá ser aplicado na compra de presentes de final de ano.

Dentre as pessoas que declaram que não irão utilizar o dinheiro extra para compra de presentes de natal, 46% declaram que irão aproveitar a renda extra para economizar, já outros 24% declaram que irão utilizar o rendimento para o pagamento de dívidas, 14% utilizarão o dinheiro extra em próximas viagens e 5% ainda não sabem onde empregar o dinheiro do 13º salário.

Para a realização do levantamento, o Serviço de Proteção ao Crédito contou com a participação de 624 pessoas, que foram entrevistadas nas 27 capitais do Brasil, estes eram de ambos os sexos e pertencentes a todas as classes sociais. A margem de erro dos dados propostos na pesquisa é de 3.7% no máximo.

Segundo o educador financeiro José Vignoli é importante que as pessoas não utilizem o dinheiro do 13º salário para contrair mais dívidas, segundo ele a população deve saber o quanto pode gastar, José declara também, que ao realizar compras o ideal é que as pessoas comprem com pagamento à vista, para que possam negociar possíveis descontos, para que não se atrapalhem com parcelas de compras no início do ano que vem que é quando chegam despesas de IPVA, IPTU, matriculas escolares, além das listas de material escolar também.