quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaSegundo IBGE preço do tomate deve voltar ao normal

Segundo IBGE preço do tomate deve voltar ao normal

Segundo IBGE preço do tomate deve voltar ao normalO IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima que a melhora no clima, refletida sobre a safra pode fazer com o preço do tomate volte ao normal após o aumento de 20,17 no mês de fevereiro e o mais recente de 6,14% em março. A alta de preços no produto acumulou um total de 122,13% nos últimos doze meses fazendo com que o tomate virasse prato de luxo na mesa dos brasileiros. Com os novos dados do Instituto informados nesta quarta-feira, 10, a previsão é de que o produto volte a fazer parte das refeições no país em breve.

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, registrou 0,47% de inflação no mês de março, número favorável em relação aos 0,60% medidos em fevereiro e a média que vem sendo registrada deste agosto de 2012.

A farinha de mandioca, item indispensável nas mesas de refeições das regiões Norte e Nordeste vem apresentando situação bem semelhante ao tomate. Só em julho do ano passado o produto chegou a custar R$8,00 o quilo. O aumento é justificado pela seca que prejudicou as safras de mandioca e farinha, mas que também vem apresentado recuo no preço deste março onde teve alta de 21,43 contra os 11,64% registrados em fevereiro.

O açaí mais um item básico na alimentação da população do Norte do Brasil tem registrado altas que chegaram há 16,77% em fevereiro e 18,31% no mês de março. Motivado também pela demanda maior que a oferta prejudicada pelo clima da região.

Previsão de normalização

Mesmo com o aumento excessivo destes itens nos últimos 12 meses o recuo apresentado já é animador e motiva a desaceleração do IPCA: 1,5% em fevereiro e 1,14% em março.

A variação de acordo com o Índice é de 1,16% em março para produtos alimentícios contra os 0,36% de aumento dos não alimentícios.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias