Publicado em: quarta-feira, 04/06/2014

Segundo IBGE aproximação da Copa do Mundo alavancou produção de televisores e bebidas

Segundo IBGE aproximação da Copa do Mundo alavancou produção de televisores e bebidasFaltando poucos dias para o início da Copa do Mundo, de acordo com informações do Gerente de Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, André Macedo, a produção de bebidas e também do mercado de som e imagem, chamado mercado marrom, tiveram sua produção aumentada nos primeiros quatro meses do ano.

De acordo com André é possível observar que o mercado de produção desses setores se comportam de maneira diferenciada frente a um evento como este e a maior alta de produção é registrada no mercado de televisores.

No mês de Abril a produção no mercado de televisores e som registrou alta de 20.9% em comparação com o mesmo período do ano de 2013, se levada em consideração a alta de produção da linha marrom nos três primeiros meses de 2014 essa alta foi de 51.6% comparado ao mesmo período do ano passado, quando o crescimento da produção registrado para essa linha foi de 24.1% se comparado ao mesmo período do ano de 2012.

Segundo André a produção de televisores começou seu crescimento já no final do ano de 2013, e prosseguiu crescendo durante os primeiros três meses deste ano, o mercado registrou um esfriamento no mês de Abril, porém mesmo assim o mercado se manteve em alta registrando um nível de crescimento acima de 20%.

Na produção de bebidas houve queda de 6.6% que foi registrada nos últimos três meses de 2013 se comparados com o mesmo período de 2012, já neste ano de 2014 a alta registrada foi de 2.8% nos três primeiros meses do ano, se forem comparados os números entre os anos, a alta registrada no mês de abril foi de 2.5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo André a alta de produção do setor de bebidas ocorre em maior escala em produção de cerveja, chope e refrigerante, isto ocorre, segundo Macedo devido a aproximação do Mundial, já que a expectativa é que o consumo dessas bebidas se torne maior, com isso há uma preocupação maior em formar estoques dessas bebidas.