sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoSegunda fase do Exame da OAB acontece neste domingo

Segunda fase do Exame da OAB acontece neste domingo

Mais de 45 mil estudantes e bacharéis e direito irão realizar neste domingo, 8 de julho, as provas da segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, órgão conhecido como OAB. Esta é a sétima edição do exame depois da unificação das provas que são aplicadas por todo o país.

Passar neste exame é essencial para aqueles que vão se formar ou já se formaram em direito e querem fazer o exercício da advogacia em nosso país. Em todo o Brasil, 45.884 candidatos irão passar pela segunda fase do exame.

A prova será aplicada a partir das 14 horas deste domingo. Nesta fase, o exame é composto por quatro perguntas que contém uma situação-problema que deverá ser resolvida pelo candidato. Cada um dessas questões valem, no máximo, 1,25 ponto cada uma.

Além disso, os candidatos ao Exame da OAB ainda terão que fazer uma peça profissional em uma das áreas jurídicas que podem ser escolhidas pelo candidato. Esta peça vale até cinco pontos. Entre as áreas que podem ser escolhidas pelos futuros advogados, estão as seguintes: Direito Tributário, Direito Penal, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Administrativo. Ao todo, a prova terá a duração de cinco horas, tendo a previsão para acabar às 19 horas deste domingo.

O padrão de resposta da prova prático-profissional será divulgado pela OAB e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) no próximo dia 24 de julho. O resultado inicial está previsto para ser divulgado no dia 27 de julho. No entanto, quem não for aprovado no exame, pode entrar com recurso para contestar a correção do órgão.

No mais recente Exame de Ordem realizado pela OAB, o percentual final de aprovação de estudantes e bacharéis em direito ficou na casa dos 25,41%. Este foi um recorde de aprovação desde que as provas do Exame de Ordem foram unificadas, agora com o mesmo exame sendo aplicados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias